No verão, sorvete pode aumentar dor de cabeça
Temperatura faz com que artérias do couro cabeludo se dilatem, provocando dor
Texto: No verão, aumenta o número de pessoas que se queixam de dores de cabeça. Segundo a médica Célia Roesler, da Sociedade Brasileira de Cefaleia, temperaturas em torno dos 30ºC fazem com que as artérias do couro cabeludo se dilatem, provocando dor, sobretudo em pessoas predispostas à enxaqueca.
- Existe uma região específica do cérebro que é sensível às mudanças bruscas de temperatura, particularmente em quem tem enxaqueca. E a ingestão de líquidos gelados ou o consumo de sorvete podem ser um fator adicional para desencadear crises.
Carlos Bordini, também membro da entidade, explica:
- Quando o sorvete ou outro estímulo frio toca o céu da boca, algumas pessoas experimentam dor forte na região frontal, a chamada cefaleia do sorvete. No entanto, essa é uma condição benigna e autolimitada.
Para prevenir ou ao menos minimizar os efeitos de quem sofre com dores de cabeça, os especialistas afirmam que é importante manter o corpo hidratado, fazer refeições leves, sem abusar de frituras e gorduras, e principalmente proteger os olhos e a cabeça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário