Forte terremoto de 8,9 graus atinge costa do Japão
Tremor gera alerta contra tsunamis; há feridos, segundo a imprensa local
Do R7, com agências internacionais
Reprodução / Twitter
Fogo foi visto do alto de prédios na capital Tóquio
Edifícios em Tóquio balançaram e muitos carros caíram de pontes. Pelo menos um incêndio em um prédio de Odaiba, no subúrbio da cidade, foi registrado e a maioria das pessoas correu para fora de edificações e casas. Todos os trens no norte do país pararam de funcionar.
O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, qualificou de "grandes" os danos causados pelo tremor, apesar de não ter informado sobre vítimas. Kan pediu calma à população para fazer frente às consequências do forte tremor, que gerou um tsunami que em algumas regiões arrastou carros e atingiu edifícios, além de causar vários incêndios, 14 deles em Tóquio.
O tsunami registrado no litoral japonês foi suficiente para arrastar carros e barcos que estavam mais próximos da costa.
Veja vídeo da onda atingindo o litoral do Japão:
O alerta de tsunami também foi emitido para outros países, incluindo Filipinas, Taiwan e Rússia. Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia do Japão, “baseado em todos os dados, um tsunami pode ter sido gerado pelo terremoto e pode ser destrutivo para áreas litorâneas distantes do epicentro”. Há ainda a perspectiva de que os efeitos do tremor possam ter reflexos no Havaí (EUA).
A região norte do Japão já sofreu com outros terremotos de grande intensidade no passado. Em 1933, um tremor de grau 8,1 matou mais de 3.000 pessoas. No ano passado, instalações de pescadores foram danificadas por um tsunami causado por um terremoto registrado no Chile. Na última quarta-feira, a mesma área do país sentiu o efeito do abalo de 7,2 graus na escala Richter, o qual não causou danos.
Ásia sofreu com outros tremores nesta semana
Além do terremoto de 7,2 graus da quarta-feira, registrado no Japão, outros abalos atingiram a Ásia nesta semana. No pior deles, um tremor na região sudoeste da China, perto da fronteira com Mianmar, matou pelo menos 25 pessoas na quinta-feira (10). O epicentro deste terremoto foi registrado às 12h58 locais (1h58 de Brasília), a 225 km ao sudoeste da cidade de Dali, na Província de Yunnan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário