Blog LUA

Blog LUA
andreafranco42@yahoo.com.br
Powered By Blogger

Beijinhos de boas vindas ao blog lua .........

Beijinhos de boas vindas ao blog lua .........

sexta-feira, março 11, 2011

Japan (terremoto )

Forte terremoto de 8,9 graus atinge costa do Japão

Tremor gera alerta contra tsunamis; há feridos, segundo a imprensa local
Do R7, com agências internacionais
Reprodução / TwitterReprodução / Twitter
Fogo foi visto do alto de prédios na capital Tóquio
Publicidade
Um forte terremoto de 8,9 graus na escala Richter atingiu a costa nordeste do Japão nesta sexta-feira (11), causando pânico e danos em diversas cidades do país. O tremor fez com que as autoridades locais emitissem um alerta contra tsunamis de pelo menos dez metros de altura. De acordo com o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos), o epicentro do abalo sísmico foi registrado a uma profundidade de 24 km no oceano Pacífico, a 130 km da ilha de Honshu, a maior do arquipélago japonês, e a 373 km da capital do país, Tóquio.
Edifícios em Tóquio balançaram e muitos carros caíram de pontes. Pelo menos um incêndio em um prédio de Odaiba, no subúrbio da cidade, foi registrado e a maioria das pessoas correu para fora de edificações e casas. Todos os trens no norte do país pararam de funcionar.
O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, qualificou de "grandes" os danos causados pelo tremor, apesar de não ter informado sobre vítimas. Kan pediu calma à população para fazer frente às consequências do forte tremor, que gerou um tsunami que em algumas regiões arrastou carros e atingiu edifícios, além de causar vários incêndios, 14 deles em Tóquio.
O tsunami registrado no litoral japonês foi suficiente para arrastar carros e barcos que estavam mais próximos da costa.
Veja vídeo da onda atingindo o litoral do Japão:


O alerta de tsunami também foi emitido para outros países, incluindo Filipinas, Taiwan e Rússia. Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia do Japão, “baseado em todos os dados, um tsunami pode ter sido gerado pelo terremoto e pode ser destrutivo para áreas litorâneas distantes do epicentro”. Há ainda  a perspectiva de que os efeitos do tremor possam ter reflexos no Havaí (EUA).
A região norte do Japão já sofreu com outros terremotos de grande intensidade no passado. Em 1933, um tremor de grau 8,1 matou mais de 3.000 pessoas. No ano passado, instalações de pescadores foram danificadas por um tsunami causado por um terremoto registrado no Chile. Na última quarta-feira, a mesma área do país sentiu o efeito do abalo de 7,2 graus na escala Richter, o qual não causou danos.
O Japão é uma das regiões com mais atividade sísmica do mundo. O país registrada cerca de 20% dos tremores do mundo de magnitude 6 ou mais do planeta.
Ásia sofreu com outros tremores nesta semana
Além do terremoto de 7,2 graus da quarta-feira, registrado no Japão, outros abalos atingiram a Ásia nesta semana. No pior deles, um tremor na região sudoeste da China, perto da fronteira com Mianmar, matou pelo menos 25 pessoas na quinta-feira (10). O epicentro deste terremoto foi registrado às 12h58 locais (1h58 de Brasília), a 225 km ao sudoeste da cidade de Dali, na Província de Yunnan.

Nenhum comentário: