Blog LUA

Blog LUA
andreafranco42@yahoo.com.br
Powered By Blogger

Beijinhos de boas vindas ao blog lua .........

Beijinhos de boas vindas ao blog lua .........

sábado, março 05, 2011

Vai-Vai ..................................a musica venceu****

05/03/2011 07h01 - Atualizado em 05/03/2011 12h10

Vai-Vai une popular e erudito em homenagem a maestro

Maestro João Carlos Martins foi homenageado no desfile da escola.
Enredo "A Música Venceu!" contou história de superação do músico.

Do G1, em São Paulo
O abre-alas da Vai-Vai, que homenageou o maestro João Carlos Martins (Foto: Raul Zito / G1)O abre-alas da Vai-Vai, que homenageou o maestro João Carlos Martins (Foto: Raul Zito / G1)
A penúltima escola a passar pelo Anhembi nesta primeira noite de desfiles em São Paulo uniu o popular ao erudito ao homenagear o maestro brasileiro João Carlos Martins. Com o enredo "A Música Venceu!", a escola do Bixiga levou à avenida a história de superação do ex-pianista, que virou maestro após perder o movimento das mãos. O desfile começou às 6 horas e encerrou às 7h01.
Emocionado na concentração do Anhembi, o homenageado disse que não estava nervoso, mas que é mais tranquilo estar no Carnegie Hall, em Nova York, do que no Sambódromo paulistano. O maestro desfilou a pé, "regendo" a bateria da Vai-Vai.
Hoje com 71 anos, o pianista se tornou maestro após uma série de problemas nas mãos. Ele perdeu parte dos movimentos depois de sofrer uma lesão em um nervo da mão direita. O músico chegou a recuperar parte dos movimentos com tratamento intensivo, mas na década de 90 foi golpeado na cabeça, vítima de um assalto, e perdeu novamente o movimento das mãos. No século 21, João Carlos Martins dedicou seus conhecimentos à regência e aos projetos sociais que visam à inclusão de jovens carentes por meio da música.
Desfile
A comissão de frente da Vai-Vai trouxe uma síntese da vida do maestro. Entre os 16 componentes estão personagens da música, política, momentos da vida, mulheres e o futebol, uma das paixões do maestro, que torce para a Portuguesa. Dois componentes com pernas-de-pau representaram pinturas de Salvador Dalí. O  pintor espanhol teria dito ao maestro que ele era o maior intérprete do compositor Johann Sebastian Bach, após assistir a uma de suas apresentações no Carnegie Hall, em Nova York.
Com mais de 70 metros, o carro abre-alas -na verdade três alegorias acopladas- sofreu uma pequena avaria na lateral durante a entrada no Sambódromo.
O primeiro setor da Vai-Vai, sobre os deuses da música, trouxe a figura de Apolo como uma das principais alegorias. O segundo carro alegórico trouxe duas esculturas: uma de Sebastian Bach, e outra que representou João Carlos Martins na infância.
Ao lado do mestre de bateria Tadeu e seus 300 ritmistas, o maestro Sergei de Carvalho tocou violino durante o desfile da agremiação. A cantora Maria Rita, que desde 2008 era madrinha da ala dos compositores da Vai-Vai, foi coroada madrinha da bateria da escola. Já a dançarina Camila Silva foi a rainha de bateria.
maria rita vai-vai (Foto: Daigo Oliva/G1)Cantora Maria Rita foi coroada madrinha da bateria
(Foto: Daigo Oliva/G1)
Pingo e Paulinha formam o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira e desfilam fantasiados de Orfeu e Eurídice. Longe do carnaval desde 2009, a modelo Ana Hickman voltou ao Anhembi como madrinha da escola. A passista Nani Moreira desfilou com violino em sua estreia na Vai-Vai.
O grupo teen Restart, pela primeira vez na avenida pela Vai-Vai, demonstrou nervosismo ao entrar no Anhembi. Mas os adolescentes não deixaram de levar a marca para a avenida: o colorido das roupas.
Dona de três títulos (2000, 2001 e 2008), a Vai-Vai ficou em terceiro lugar no desfile em 2010.http://g1.globo.com/carnaval/2011/noticia/2011/03/vai-vai-une-popular-e-erudito-em-homenagem-maestro.html     

Nenhum comentário: